quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fundação Casa tem 488 adolescentes inscritos para fazer a prova do Enem.


Exame será aplicado em 4 e 5 de dezembro nas unidades prisionais.
Internos buscam certificação do ensino médio e vaga na faculdade.

Fundação Casa (Foto: Raul Zito/G1)

Um grupo de 488 adolescentes que cumpre medidas socioeducativas em 93 unidades da Fundação Casa, em São Paulo, está inscrito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 4 e 5 de dezembro. É o maior número dos últimos três anos. No ano passado, 105 jovens fizeram as provas.

O aumento, segundo a gerente escolar Neuza Flores, se deve ao fato de que nesta edição muitos internos farão as provas para conseguir a certificação do ensino médio, além dos que vão disputar vaga em universidades ou usar o exame para solicitar bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Enem será aplicado por equipes do Ministério da Educação nos próprios centros de medidas socioeducativas e nas unidades prisionais.
As unidades da Fundação Casa abrigam atualmente cerca de 6.300 jovens infratores. A maioria tem entre 16 e 17 anos, e apesar de já ter idade suficiente para cursar o ensino médio, está entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental. Os jovens chegam às unidades com defasagem no ensino muitas vezes porque abandonaram a escola e retomam os estudos durante a internação, já que a atividade é obrigatória. Grande parte é alfabetizada neste período.

Foco no Enem
Na Novo Tempo, unidade da Fundação Casa em Franco da Rocha, Região Metropolitana de São Paulo, há um trabalho específico para o Enem. Os oitos meninos que farão as provas têm um reforço de duas horas e meia por dia com simulados e exercícios específicos há quatro meses. É o momento para eles tirarem as dúvidas da disciplina que mais os aflige: matemática.

“Número é difícil de decorar. Nunca repeti de ano, mas dá medo de não conseguir lembrar tudo na hora da prova. Estou me dedicando, tenho força de vontade, cometi um ato infracional, mas quero mudar minha vida”, diz o jovem de 17 anos que quer estudar engenharia de petróleo.
Interno da Fundação Casa durante aula (Foto: Raul Zito/G1) 
Interno da Fundação durante aula preparatória para o Enem

Os cursos de enfermagem, mecânica, publicidade e direito estão entre os sonhos dos jovens da unidade de Franco da Rocha que farão o Enem e pretendem cursar uma faculdade. Eles dizem apostar na educação para conseguir conquistar sonhos e reescrever a história de suas vidas.

“O Enem abre portas, e se eu me arrisquei por uma algo ruim, também tenho de me arriscar para conseguir algo bom. Tenho vontade de vencer”, afirma o garoto de 18 anos que pretende seguir carreira em publicidade.

Os jovens não revelam qual foi o ato infracional que os tirou a liberdade. Quando questionados dizem que preferem não contar porque o crime faz parte do passado, estão arrependidos e agora pagam sua dívida com a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário